Depois de mais de 17 anos de desenvolvimento, o Haiku OS finalmente chegou sem sua primeira versão beta, foi uma longa jornada, que como é possível imaginar, ainda esta longe de acabar.
O projeto foi baseado em um sistema operacional chamado BeOS, lançado em 1995, que quase se tornou o sistema operacional usado nos computadores da Apple. Mas, ao invés de utilizar o BeOS, a Apple decidiu usar o OPENSTEP , sistema operacional desenvolvido pela NeXT, empresa fundada por Steve Jobs após ser expulso da Apple em 1985.
O desenvolvimento do Haiku, na época chamado de OpenBeOS, começou após a Be Inc ser fechada e o BeOS ser descontinuado, em 2001. Em 2008, o Haiku já conseguia se compilar (pratica conhecida como self-hosting), e um ano depois, em 2009, foi lançada a primeira versão alpha do sistema (Haiku R1/Alpha 1).
E agora, 9 anos depois da primeira versão alpha, foi lançada a primeira versão beta do sistema (Haiku R1/Beta 1), grande marco na historia do projeto, que, igual o ReactOS (sistema operacional compatível com os programas e drivers do Windows NT), esta em desenvolvimento desde o inicio dos anos 2000.
Para os desenvolvedores, um dos maiores desafios no desenvolvimento do Haiku é o tempo entre o lançamento das versões do sistema, a ultima alpha do sistema, o Haiku R1/Alpha 4.1, foi lançada em 2012, mas, começando com essa primeira versão beta, eles pretendem lançar mais versões do SO, em intervalos regulares de 6 meses ou 1 ano, sem contar as constantes atualizações pelo gerenciador de pacotes.